Um dos principais conceitos do Business Intelligence, o ETL é fundamental para o sucesso de um projeto no Power BI.
Extrair, transformar e carregar (ETL) é o processo que as organizações orientadas a dados usam para coletar dados de várias fontes e reuni-los para dar suporte à descoberta, à geração de relatórios, à análise e à tomada de decisões.
Também devemos ter em mente, que não só de várias fontes, muitas das vezes precisamos fazer um ETL de apenas uma única fonte de dados.
As origens de dados podem ser muito diversas em tipo, formato, volume e confiabilidade, de modo que os dados precisam ser processados para serem úteis quando reunidos. Os armazenamentos de dados de destino podem ser bancos de dados, data warehouses ou data lakes, dependendo das metas e da implementação técnica.
Mais quais são essas etapas do ETL?
São três etapas distintas que que compõem o processo todo.
Extrair
Durante a extração, o ETL identifica os dados e os copia de suas origens, de forma que possa transportar os dados para o armazenamento de dados de destino. Os dados podem vir de fontes estruturadas e não estruturadas, incluindo documentos, emails, aplicações de negócios, bancos de dados, equipamentos, sensores, terceiros e muito mais.
Transformar
Como os dados extraídos são brutos em sua forma original, eles precisam ser mapeados e transformados para prepará-los para o armazenamento de dados eventual. No processo de transformação, o ETL valida, autentica, desduplica e/ou agrega os dados de formas que tornam os dados resultantes confiáveis e consultáveis.
Carregar (Load)
O ETL move os dados transformados para o armazenamento de dados de destino. Esta etapa pode implicar o carregamento inicial de todos os dados de origem ou pode ser o carregamento de alterações incrementais nos dados de origem. Você pode carregar os dados em tempo real ou em lotes programados.
O Power BI faz o ETL?
A resposta é SIM e NÃO! Mas espera ai que vou te explicar direitinho 😉
O Power BI é uma coleção de serviços de software, aplicativos e conectores que trabalham juntos para transformar suas fontes de dados não relacionadas em informações coerentes, visualmente envolventes e interativas. Suas transformações, ou seja o ETL é feito por um desses serviços de software da Microsoft o Power Query.
O que é o Power Query?
O Power Query é um mecanismo de transformação e preparação de dados. O Power Query vem com uma interface gráfica para obter dados de fontes e um Editor do Power Query para aplicar transformações. Como o mecanismo está disponível em muitos produtos e serviços, o destino em que os dados serão armazenados dependerá do local em que o Power Query foi usado. Usando o Power Query, você pode executar o processamento ETL (extrair, transformar e carregar) com os dados.
Os usuários empresariais gastam até 80% do tempo na preparação de dados, o que atrasa o trabalho de análise e tomada de decisão. Vários desafios contribuem para essa situação e Power Query ajuda a lidar com muitos deles.
Por isso, é muito, mas muito importante aprender a realizar as transformações no Power Query para um projeto eficiente no Power BI.
Casos de uso ETL
O processo ETL é fundamental para muitos setores por causa de sua capacidade de ingerir dados de forma rápida e confiável em data lakes para ciência de dados e análise, criando modelos de alta qualidade. As soluções ETL também podem carregar e transformar dados transacionais em escala para criar uma visão organizada de grandes volumes de dados. Isso permite que as empresas visualizem e prevejam tendências do setor. Vários setores contam com o ETL para permitir insights acionáveis, tomada de decisões rápida e maior eficiência.
Serviços financeiros
As instituições de serviços financeiros coletam grandes quantidades de dados estruturados e não estruturados para obter insights sobre o comportamento do consumidor. Esses insights podem analisar o risco, otimizar os serviços financeiros dos bancos, melhorar as plataformas online e até mesmo fornecer caixas eletrônicos com dinheiro.
Setores de petróleo e gás
Os setores de petróleo e gás usam soluções ETL para gerar previsões sobre uso, armazenamento e tendências em áreas geográficas específicas. O ETL funciona para reunir o máximo de informações possível de todos os sensores de um site de extração e processar essas informações para facilitar a leitura.
Automotivo
As soluções de ETL permitem que as concessionárias e os fabricantes entendam os padrões de vendas, calibrem suas campanhas de marketing, reabram o estoque e acompanhem os leads dos clientes.
Telecomunicações
Com o volume e a variedade sem precedentes de dados produzidos hoje, os provedores de telecomunicações contam com soluções ETL para melhor gerenciar e entender esses dados. Uma vez processados e analisados esses dados, as empresas podem usá-los para melhorar a publicidade, a mídia social, o SEO, a satisfação do cliente, a lucratividade e muito mais.
Assistência Médica
Com a necessidade de reduzir custos e também melhorar a assistência médica, o setor de assistência médica emprega soluções ETL para gerenciar registros de pacientes, coletar informações de seguros e atender a requisitos regulatórios em evolução.
Ciências biológicas
Os laboratórios clínicos contam com soluções ETL e inteligência artificial (IA) para processar vários tipos de dados que estão sendo produzidos por instituições de pesquisa. Por exemplo, colaborar no desenvolvimento de vacinas requer que grandes quantidades de dados sejam coletados, processados e analisados.
Setor público
Com o surgimento dos recursos de Internet das Coisas (IoT), as cidades inteligentes estão usando o ETL e o poder da IA para otimizar o tráfego, monitorar a qualidade da água, melhorar o estacionamento e muito mais.