De uma maneira bem resumida, vou mostrar aqui o que é o Power BI:
O Power BI é um conjunto de softwares (Power Query, Power Pivot, Power View…) além de diversos conectores que trabalham em um único local (o próprio Power BI) para transformar suas fontes de dados não relacionadas em informações coerentes, visualmente envolventes e interativas.
Estes dados podem estar em diversos fontes, de diversos tipos, tais como: planilhas de Excel, banco de dados Oracle, SQL Server, textos CSV e até mesmo numa página Web.
Com o Power BI, você pode se conectar facilmente a fontes de dados, visualizar e descobrir conteúdo importante e compartilhá-lo com todas as pessoas que quiser.
Power BI Desktop
Basicamente, trabalhamos com o Power BI Desktop é um aplicativo gratuito que pode ser instalado no computador local e que permite que você se conecte aos seus dados, transforme-os e visualize-os. Com o Power BI Desktop, você pode se conectar a várias fontes de dados diferentes e combiná-las (geralmente chamado de modelagem) em um modelo de dados. Esse modelo de dados permite que você crie visuais e coleções de visuais que podem ser compartilhados como relatórios com outras pessoas em sua organização. A maioria dos usuários que trabalha em projetos de business intelligence usa o Power BI Desktop para criar relatórios e, em seguida, usa o serviço do Power BI para compartilhar os relatórios com outras pessoas.
Serviço do Power BI
Ou Power BI Service, é uma coleção de serviços de software, aplicativos e conectores que trabalham em conjunto a fim de ajudá-lo a criar, compartilhar e consumir insights empresariais da maneira mais eficiente para você e para seus negócios. O serviço do Microsoft Power BI (app.powerbi.com), às vezes chamado de Power BI online, é a parte SaaS (software como serviço) do Power BI. O Serviço não é a melhor ferramenta para criação de visualizações, ela é mais indicada para compartilhamento dos visuais que foram criados no Power BI Desktop.
Existem outros tipos de Power BI, se é que podemos chamar de tipos, mas, é uma conversa pra outra hora…